7 viagens românticas para fazer de carro no Sudeste

7 viagens românticas para fazer de carro no Sudeste

Para renovar as energias da relação e fugir da rotina, é preciso ser criativo. E porque não planejar uma viagem de casal? Sair da cidade e ter novas aventuras pode fortalecer os laços e criar memórias inesquecíveis.

Quer algumas dicas? Confira sete viagens românticas e super diferentes que vocês podem fazer de carro, sem sair do Sudeste brasileiro.

São Roque (SP)

Para quem curte turismo gastronômico, vale a pena encarar alguns quilômetros de estrada para conhecer São Roque. Essa cidade fica no interior de São Paulo e foi fundada em 1657. Com a migração italiana e portuguesa, as encostas dos morros foram tomadas por vinhedos e adegas. Por isso, a região é muito conhecida por ser a Terra do Vinho.

Lá, você pode percorrer o Roteiro do Vinho de maneira autônoma, escolhendo os destinos e seguindo pela Estrada do Vinho com seu próprio carro. Vale a pena se hospedar na região, conhecer diversas vinícolas, degustar e visitar os restaurantes locais.

A Vila Don Patto é um dos pontos famosos do roteiro, pois concentra diversos estabelecimentos comerciais, além de ser coberta com guarda-chuvas coloridos. Para além do turismo gastronômico, você também pode conhecer a Estação Ferroviária, fazer a trilha até o Morro do Saboó - ponto mais alto da cidade - ou visitar o Sítio Santo Antônio, entre outras atrações.

Ouro Preto e Mariana (MG)

Para quem gosta de passeios históricos, vale a pena fazer um roteiro visitando essas duas cidades: Ouro Preto e Mariana, conhecidas pela extração de ouro desde os tempos em que o Brasil era colônia de Portugal.

Ouro Preto tem belos hotéis e pousadas e uma gastronomia muito atraente. Lá você pode se deliciar com chocolates, fondues, e restaurantes italianos, com deliciosas pizzas e massas ao som de Jazz.

Além de visitar as igrejas, vale a pena fazer um passeio histórico-cultural pela Casa dos Contos (que preserva a história da moeda e uma senzala), o Museu da Inconfidência (antigo presídio onde foi condenado Tirandentes) e a Mina de Chico Rei (um príncipe africano que libertou a si mesmo e a seus súditos da escravidão).

De Ouro Preto, você pode pegar o trem turístico para Mariana. Lá está localizada a Mina da Passagem, cuja visitação é feita de trolley, passando por túneis e um lago artificial de águas cristalinas. A mina tem 120 metros de profundidade e já não é mais explorada.

São Lourenço (MG)

Ao Sul de Minas Gerais fica uma das principais estâncias hidrominerais do país. São Lourenço é muito conhecida por fazer parte do Circuito das Águas, e tem um parque incrível com fontes naturais de água terapêutica. Dentro do Parque das Águas existe o Balneário SPA, com banhos, massagem, sauna e outros tratamentos relaxantes.

Para além do parque, existem ainda outras atrações. Um deles é o passeio de Maria-Fumaça até Soledade de Minas, uma cidadezinha que fica a 10 km de distância. Mas se quiser uma aventura bem diferente, você pode comprar um passeio de balão em uma das empresas de balonismo da região.

Para fechar a viagem com chave de ouro, vale a pena conhecer a Rota do Café Especial. Ela acontece em uma fazenda a 35 km dali, em Carmo de Minas. O passeio dura 4 horas e conta com degustação.

Carrancas (MG)

Para os casais que curtem contato com a natureza, é recomendado visitar Carrancas. A cidade  fica perto de São João del Rei e Tiradentes, e é muito conhecida pelas mais de 70 cachoeiras.

Uma das principais atrações é o Complexo da Ponte, composto pelas Cachoeiras Salomão e Moinha. O lugar possui uma gruta e piscinas naturais próprias para banho. Já o Complexo da Toca é conhecido pelo Poço do Coração, que recebe este nome por causa de seu formato. Também vale a pena apreciar o pôr do sol do Paredão de Carrancas e fazer trilha na Chapada dos Perdizes.

As pousadas da região são muito aconchegantes, especialmente em dias frios, quando a temperatura vai lá embaixo. O melhor é evitar as épocas de chuva, pois podem estragar o passeio.

Penedo (RJ)

Penedo é um distrito de Itatiaia (RJ) que se tornou lar de imigrantes finlandeses por volta de 1920. O lugar ainda mantém os costumes, tradições, arquitetura e até a gastronomia dos seus colonizadores.

A Pequena Finlândia é o principal ponto turístico, com construções coloridas, cafeterias, sorveterias e artesanato. Vale a pena conhecer as fábricas de chocolate, além de combinar vinho e fondue nos dias frios.

E não estranhe se parecer que Penedo está sempre em clima de Natal. Lá existe a Casa de Verão do Papai Noel e o Shopping Vale dos Duendes. Até adultos se encantam.

Ali perto, você também pode aproveitar as trilhas e cachoeiras da Serrinha do Alambari ou do Parque Nacional de Itatiaia.

Teresópolis (RJ)

Se vocês curtem o aconchego e o clima frio da Serra, vale a pena conhecer Teresópolis. Além da vista linda, com trilhas e parque ecológico, o lugar possui várias outras atrações.

A Villa St. Gallen é um complexo de restaurantes onde você encontra desde frutos do mar, a comida italiana, alemã e deliciosos fondues. No passeio, vale experimentar a cerveja local Therezópolis e outras que compõem o Beer Tour.

E se quiser fazer algo mais aventureiro, é recomendado conhecer o Parc Magique, com temática medieval. O parque de diversões tem restaurantes, lojas e atrações que os adultos também gostam.

Sem deixar o turismo ecológico de lado, você pode pegar a trilha até o Mirante do Soberbo para apreciar o Dedo de Deus e outras montanhas do Parque Nacional Serra dos Órgãos. Lá você pode aproveitar até um banho de piscina natural.

Angra dos Reis (RJ)

Para quem ama curtir o sol, colocar os pés na areia e tomar banho de mar, não pode deixar de conhecer as ilhas e praias de Angra dos Reis (RJ).

Além das águas claras e uma vida marinha rica, a viagem se torna memorável com os passeios de lancha ou escuna, além da prática de mergulho. É na Baía de Angra dos Reis que se encontra a famosa Lagoa Azul, uma piscina natural de águas claras, próximo à Ilha Grande.

Mesmo em terra firme, há muito o que conhecer. Você pode fazer trilhas à pé ou de bike até o Pico do Frade, a 1.500 metros de altura. Também vale a pena conhecer a Cachoeira do Bracuí ou visitar o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Quer botar o pé na estrada com mais liberdade? Conheça o estoque da Go Cars e encontre o carro seminovo que vai te levar para as suas melhores viagens.