Carros antigos que fizeram história no Brasil: Chevrolet Chevette

Carros antigos que fizeram história no Brasil: Chevrolet Chevette

Em relação aos carros que fizeram sucesso no Brasil, não dá pra negar que o Chevrolet Chevette é um dos modelos mais icônicos. Mesmo com sua fabricação encerrada em 1993, ainda é possível encontrar algumas unidades do Chevette rodando pelas ruas do Brasil. Trata-se de um veículo compacto produzido pela General Motor (GM) que fará 50 anos de história em abril deste ano.

A partir do seu grande sucesso, resolvemos contar a sua história, quais foram as versões mais queridinhas dos brasileiros e o que levou ao encerramento da sua fabricação. Assim, quando você encontrar um Chevette, já saberá toda a importância para o automobilismo que ele carrega. Em cerca de 20 anos de produção, o Chevette ficou marcado na história, confira!

História do Chevrolet Chevette

Antes do Chevette, a GM já possuía o Opala, um modelo que vendia bem no Brasil, mas considerado um pouco grande para o mercado brasileiro. Pensando nisso, a montadora procurou por um veículo mais compacto em sua matriz norte-americana, porém não conseguiu encontrar nada compatível com o que buscava.

Foi em sua subsidiária europeia que a GM encontrou o carro que seria base para o novo modelo: o Opel Kadett. O novo veículo, então, passou a ser desenvolvido na Europa e no Brasil.

Diferente do que era de costume, a versão brasileira do veículo foi lançada antes da europeia, isso porque aqui estavam acontecendo diversos lançamentos dos concorrentes, como o do Volkswagen Brasília, e a marca não queria ficar para trás no mercado. Assim, o lançamento do Chevette ocorreu no dia 24 de abril de 1973 no Brasil. Enquanto que, na Alemanha, só foi lançado em setembro com o nome de Opel Kadett C.

Nota-se que o Chevette foi um sucesso de vendas. Ao longo dos 20 anos de produção do modelo no país, entre 1973 e 1993, foram vendidas mais de 1,6 milhão de unidades do Chevette no mercado brasileiro. superando seu irmão mais velho, o Opala. 

Graças ao seu design compacto e moderno, não demorou muito para tornar-se um carro popular entre os jovens e os motoristas que procuravam um veículo econômico e de fácil manutenção. Ele foi oferecido em várias versões, incluindo sedan de duas e quatro portas, hatchback de três portas e perua, e estava disponível com uma variedade de motores a gasolina e álcool, variando de 1,0 a 1,6 litros de capacidade.

A partir da sua aceitação pelo público, outros modelos foram projetados derivados da sua estrutura, como a perua Marajó, lançada em 1980, e a picape Chevy 500, produzida entre 1983 e 1995.

O modelo veio com muitas novidades para a época. Ele foi foi um dos primeiros carros compactos com motor dianteiro e tração traseira a serem fabricados no Brasil. Essa configuração proporciona um melhor equilíbrio e estabilidade nas curvas e uma maior capacidade de carga na parte traseira do veículo. Outra novidade foi a suspensão dianteira independente, que permitia uma melhor estabilidade nas curvas e um conforto superior em superfícies irregulares.

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Versões do Chevrolet Chevette

As versões do Chevrolet Chevette disponíveis no Brasil tiveram uma variedade grande de público. Algumas possuíam características de um veículo mais popular e econômico, já outras eram mais esportivas com itens de luxo. Confira algumas abaixo:

Chevrolet Chevette Standard

O Chevette Standard foi uma das versões do modelo lançadas pela General Motors do Brasil em 1973, quando o Chevette foi lançado no país. Tratava-se da versão mais básica do carro, que foi produzida durante toda a sua linha, até 1993.

A versão possuía motor 1.0 de 4 cilindros em linha, que produzia cerca de 50 cavalos de potência, e vinha com câmbio manual de quatro marchas. Além disso, o carro era bastante simples em termos de equipamentos, contando apenas com itens básicos de série, como bancos de vinil, sistema elétrico com 12 volts e direção mecânica.

Chevrolet Chevette L

O Chevette L foi uma das versões intermediárias, lançada em 1976. Esse modelo vinha equipado com o motor 1.4 de 4 cilindros em linha, que produzia cerca de 68 cavalos de potência, e vinha com câmbio manual de quatro marchas.

Em relação ao modelo Standard, o Chevette L oferecia alguns itens extras de série, como bancos com acabamento em tecido, carpete no assoalho e para-sol do motorista com espelho. O carro também contava com alguns itens opcionais, como direção hidráulica e ar-condicionado.

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Chevrolet Chevette SL

Essa era a versão mais sofisticada do Chevette. O Chevette SL possuía um motor 1.6 de 4 cilindros em linha, que produzia cerca de 80 cavalos de potência, e vinha com câmbio manual de quatro marchas.

Ele se se diferenciava dos demais modelos da linha pelo acabamento interno mais sofisticado, com bancos e laterais das portas revestidos em tecido aveludado, volante de quatro raios com acabamento em madeira, painel de instrumentos com conta-giros, além de itens opcionais como direção hidráulica, ar-condicionado e vidros elétricos.

Chevrolet Chevette SE

Com o objetivo de oferecer um carro mais esportivo e luxuoso, a GM lançou uma edição especial do Chevrolet Chevette. O Chevrolet Chevette SE (Special Edition) era equipado com o motor 1.6 de 4 cilindros em linha, que produzia cerca de 80 cavalos de potência, e vinha com câmbio manual de quatro marchas.

Ele oferecia alguns itens de série exclusivos, como bancos dianteiros com encosto ajustável, console central com porta-objetos e painel de instrumentos com luzes de alerta e relógio digital. Mas a principal atração era o seu exterior, com rodas de liga leve aro 13, faróis de neblina, adesivos decorativos e pintura bicolor.

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Fim da produção

Com o passar do tempo, o Chevette foi se tornando cada vez mais defasado em relação aos concorrentes, que ofereciam tecnologias mais modernas e avançadas. Além disso, durante os anos 1990 o mercado automotivo brasileiro passou por mudanças significativas, com a entrada de novos modelos estrangeiros e a consolidação de montadoras japonesas no país, como a Toyota e a Honda, que trouxeram carros mais modernos e sofisticados para o Brasil.

Em 1993, a General Motors do Brasil decidiu encerrar a produção do Chevrolet, substituindo-o por modelos como o Chevrolet Corsa e o Chevrolet Celta.

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