Afinal, o que é um cavalo de potência?

Afinal, o que é um cavalo de potência?

Por que usamos a potência para falar sobre o desempenho do carro? O que os cavalos têm a ver com os motores dos carros

Esta é uma pergunta muito comum e há uma explicação razoável para o porquê de usarmos "cavalo" para falar de poder. Este artigo explica por que o termo "cavalo de potência" é usado.

O que é cavalo de potência?

Cavalo de potência, também conhecido como cavalo-vapor (CV) ou horsepower (HP), é um vocábulo que se refere à potência de um motor.

Do ponto de vista técnico. Potência é a energia útil produzida pelo motor, isso é simplesmente chamado de "potencial de aceleração" de um carro.

Em materiais promocionais, a potência do motor é demonstrada testando quanto tempo um carro leva para acelerar até 100 km/h. Mas o que um cavalo tem a ver com um motor.

Quando o poder foi inventado e por que é chamado assim?

A origem da potência surgiu em 1768, quando o engenheiro James Watt inventou a máquina a vapor. Na época era o primeiro motor do gênero, então não havia como compará-lo e assim definir sua potência, já que o meio de transporte mais comum era o cavalo.

Diante dessa situação, Watt colocou os cavalos (os próprios animais) em uma esteira para mensurar a energia que eles geram. É, portanto, a origem do "cavalo" de potência. 

A medida é baseada na potência gerada pelo cavalo em 1 segundo para permitir que um objeto de 75 kg seja levantado a uma altura de 1 metro.

O que James Watt descobriu foi que um cavalo produz cerca de 745,7 watts, conhecido como um cavalo de potência ou horsepower . No entanto, em alguns países, inclusive no Brasil, o termo "cavalo-vapor" também é utilizado.

Qual é a diferença entre CV e HP? 

Primeiro, HP é uma abreviação da palavra inglesa Horsepower, que se traduz aproximadamente como "cavalo de força". Portanto, HP e CV são termos usados ​​para falar de potência do motor, mas não podem ser usados ​​como sinônimos. 

Isso porque são unidades de medida com valores diferentes. Portanto, é comum o uso desses termos em documentos técnicos. A medida usada neste contexto é o Watts. 

Nesse sentido, convertendo CV e HP para Watts, temos:

 

1 CV = 735,5 Watts

1 HP = 745,7 Watts

 

Então você pode ver que a potência tem "menos" potência do que a potência. Por exemplo, um motor de 100 hp teria cerca de 1000 watts a mais que um motor de 100 hp. 

Então vemos que a diferença entre CV e HP têm a mesma lógica que a diferença entre libras e quilogramas. Em outras palavras, embora libras e kg sejam unidades de massa, elas são medidas em valores diferentes.

Cavalo de potência e torque tem diferença?

Outro termo que causa muita confusão é o torque, que muitas vezes é usado como sinônimo de potência. No entanto, cada um tem um papel diferente, como analisar o desempenho do veículo. 

Resumidamente e sem entrar em termos técnicos, pode-se dizer que: 

  • Potência: capacidade do motor em manter a aceleração.

  • Torque: A força exigida pelo motor  para levantar o veículo a partir de uma parada. 

Assim, um veículo com alto torque pode dar partida mais rápido. É bastante interessante, por exemplo, em carros citadinos, onde arrancar e atingir a velocidade desejada é mais importante do que manter uma velocidade elevada. Isso também se aplica a caminhões que precisam de muita potência para sair do chão. Por isso, a potência tem seus momentos de glória ao manter a alta velocidade. Isso ocorre porque o motorista sente a potência ao, por exemplo, mudar de marcha ou  acelerar para passar.

Como é medida a potência de um veículo?

Depois de entender todos os termos relacionados à potência do motor, ainda é necessário entender como ela é realmente medida. 

Para medir a potência de um veículo, você precisa de um dispositivo chamado dinamômetro. Existem vários modelos desse aparelho, como o dinamômetro de bancada, que mede o motor sem encaixá-lo no veículo em um laboratório de testes.  Por outro lado, existem dinamômetros de rolamento ou chassis. São dispositivos onde as rodas do carro são apoiadas em roletes para que possam acelerar sem sair do lugar. 

Com a ajuda dessas bobinas e vários sensores, o computador pode calcular a potência do motor e muitos outros indicadores de desempenho. De fato, o dinamômetro permite até simular o desempenho durante as trocas de marcha, curvas, declives e outros cenários.

Agora, se você quiser saber tudo sobre motores, confira esse outro artigo. Independente do motor escolhido, aqui na Go car temos a solução.